Páginas

Jornalismo e as práticas colaborativas da web

Por: Júlia Gonçalves 

(Foto: Divulgação Bruna Vieira)
    Tendo em vista o novo modelo de noticiar a partir de uma difusão de informação por vários emissores, a web torna-se o principal meio para a circulação destes conteúdos.
    Vivemos em uma fase onde o jornalista não é dono de todo o tipo de informação, atualmente um grupo de pessoas não dedicados necessariamente ao profissionalismo nesta área mas sim na opção de informar à respeito de uma nova perspectiva, utilizam da internet como um meio para contribuir de uma forma mais imediata e interativa. Estes são conhecidos como blogueiros, influenceriadores digitais e em alguns casos distribuidores de conteúdos colaborativos.

    Alguns aspectos diferenciam estes grupos do jornalismo tradicional pois apropriam-se da informação que é um valor social e geram conteúdo com aquilo que encontram-se mais aptos à fazer, podendo assim se jogarem na imparcialidade quanto aos seus gostos, desenvolvendo conteúdos em áreas mais específicas e tendo a oportunidade de conquistarem seu público que é cativado por suas influências. Um exemplo disso é a blogueira, escritora e influenciadora digital Bruna Vieira, ela possui conteúdo na web em diferentes plataformas sendo as principais Instagram, YouTube e o seu blog o qual se chama Depois dos Quinze. Suas pautas giram em torno das suas aventuras nas suas descobertas sobre si mesma e também das suas muitas viajens.

    A blogueira dedica-se em trazer junto à um olhar pessoal informações sobre passeios turísticos, relatos sobre suas experimentações de ferramentas da web e também realiza entrevistas em eventos como estreia de séries e filmes.
    É interessante pensar na internet como ampliadora na forma de comunicar, com isso não somente as transmissões em massa têm voz mas talentos ocultos estão sendo apresentados e aos poucos todos estão ganhando o seu devido espaço. A ideia não é abolir as técnicas e nem substituir os profissironais, entendo que a prática vem para contribuir e diversificar a forma como os receptores são informados e juntamente com isso entretidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário