Por: Júlia Moreira
Num momento histórico na Copa do Mundo, trouxe a vivência da mulher ao esporte. No dia 20 de junho de 2018, na Rússia, teve o jogo do Irã x Espanha que dentro de campo o time espanhol venceu. Mas, o que deu o que falar foi nas arquibancadas,onde houve a participação das torcedoras do Irã. Que num sistema político são proibidas de frequentar em seus país.
O Irã,um país conservador que, as mulheres iranianas tiveram/fizeram o seu momento na Rússia. Que foi considerado(a) a "primeira vez" de assistir ao jogo de sua seleção. E que desde de 1979,a uma lei que a proíbe de assistir ou frequentar o estádio em sua nação, por causa da Revolução Islâmica.
Pelas torcedoras,este caso é um exemplo para que, os líderes e os políticos revejam e que seja concedida a entrada ao estádio e possa assistir ao jogo do masculino. No entanto,elas podem assistir ao futebol feminino no país. Pela Federação Internacional de Futebol ( FIFA),deu o seu comentário e falou que talvez os líderes do Irã revejam este fato.
Esse momento trouxe muitas manifestações ao estádio. Onde algumas mulheres iranianas ou simpatizantes das causa feministas,levaram cartazes e dando apoio a está causa nos jogos do Irã. E até o capitão do time apoio está causa.
(Foto: Internet)
Este cartaz(A cima) tem escrito "Support Iranian Women To Attend Stadium" e que traduzido no português; "Apoiem as mulheres iranianas a comparecer aos estádios".
Nenhum comentário:
Postar um comentário